Publicado
7:32 da tarde
por Futebol-Online
Selecções - Balanço dos últimos jogos
Portugal 4 - 1 Lituânia
Selecção A
Esta Sábado a Selecção A defrontou a frágil Lituânia naquele que foi o último teste para o Euro2004. O próximo jogo da Selecção será contra a Grécia e já a valer, no próximo Sábado, jogo inaugural.
Um pouco na linha do que foi o jogo contra o Gana nos Sub-21 a poucos dias do início do Torneio na Alemanha, não se poderá considerar realmente um verdadeiro teste dado que este não será o poderío que a Selecção encontrará na competição que se avizinha colocando-se a questão da real valia destes jogos-treino onde nem sequer as condições reais são testadas dado que na segunda parte assistiu-se a um festival de substituições que quebraram totalmente o ritmo de jogo.
Na retina fica o extraordinário golo de Pauleta e o apontamento final com o golo de Helder Postiga na sequência de uma boa assistência de Miguel e talvez uns meros 10 minutos de Futebol: os primeiros 10 minutos da segunda parte onde até o apagado Figo da primeira parte acabou por brilhar. Foram realmente 10 minutos de bom entrosamento onde se viu a equipa funcionar como tal não sendo provavelmente o alheio o facto de terem entrado vários elementos na segunda parte como Deco e Maniche, entre outros. Além do entrosamento e a melhor construção de jogo, salienta-se ainda a ascenção de Figo no jogo que tinha até aí estado bastante apagado mas que então surge com duas ou três jogadas de alto nível.
Mas foi sol de pouca dura. Assim que se reiniciaram as substituições, cerca de 10 ou 12 minutos depois de iniciada a segunda parte, perdeu-se de novo o entrosamento e ritmo de jogo chegando mesmo a sofrer-se alguns calafrios com a subida dos Lituanos que viríam inclusivamente a marcar um golo, de penalty, por falta indiscutível de Beto na grande-área.
O verdadeiro teste fica assim adiado para o jogo com... a Grécia!
Itália 3 - 1 Portugal
Sub-21
Afastados da final por uma Itália (sempre) forte candidata ao título, os desfalcados Sub-21 terão de defrontar agora a Suécia de novo e pela terceira vez num curto-espaço de tempo. Recorde-se que Portugal tinha vencido a Suécia por 4-1 em jogo amigável no Bonfim e que já na Alemanha em jogo oficial saiu derrotada por 1-3. Agora será o tira-teimas final e o vencedor terá acesso aos Jogos Olímpicos!
Sobre o jogo contra a Itália pouco haverá a dizer a não ser que os Italianos que contavam com vários jogadores titulares na Série A italiana nas suas equipas foi claramente superior e que foi até com alguma sorte que Portugal chegou ao golo.
Portugal 2 - 2 Japão
Sub-20 / Torneio de Toulon
Uma referência ainda para os Sub-20 que se encontravam a realizar o Torneio de Toulon onde já tinham batido o Brasil por 1-0 no primeiro jogo. Os pupilos de Rui Caçador foram afastados das meias finais mesmo no último minuto, já em período de descontos, quando sofreram o segundo golo do Japão. O empate não servía em virtude do resultado da vitória que o Brasil e assim regressam a casa. Nas palavras de Rui Caçador foi o afastamento mais ingrata da sua carreira.